Planeje a sua semana ideal

Quinta-feira é dia de revisão semanal por aqui! Segundo a metodologia Getting Things Done (GTD) do David Allen, a revisão é super importante para saber se está tudo ok com a sua configuração (setup) de organização. Quero muito falar sobre isso depois, mas o foco do post de hoje é sobre como planejar a sua semana ideal.


Planejar a sua semana ideal pode te ajudar a saber tudo o que você tem para fazer na próxima semana. Você vai projetar sua semana para que ela se pareça com aquilo que você quer que ela seja. Isso é importante porque, se você é assim como eu, vai saber se pode ou não pegar certos trabalhos, se pode participar de eventos ou se pode fazer uma viagem "fora de época" (algo que eu AMO fazer hehe).


O template que tenho usado para isso ultimamente é o da Aileen, do canal Lavendaire. Você pode baixar o PDF aqui.


Primeiro passo: faça uma lista de tarefas "não negociáveis"


A lista de tarefas não negociáveis vai te ajudar a saber o que é prioridade na sua semana. Coloque eventos, consultas médicas, reuniões e encontros importantes com outras pessoas. Fazendo isso, você vai travar um determinado período de tempo na sua agenda, pois já sabe o que precisa fazer.


Agora, faça uma lista de coisas que você gostaria de fazer, mas acha que não tem tempo


Essa lista vai te ajudar a encontrar tempo para tudo durante a sua semana. Você quer fazer ioga por 30 min? Coloque isso como uma tarefa a ser cumprida sem negociações na sua agenda. Você vai fazer porque você quer/precisa, e pronto!


Como eu utilizo uma ferramenta para agendamento de mentorias e reuniões integrada com o meu Google Agenda, criar esses blocos de tempo por lá é super importante para mim, pois o meu horário fica travado e impede que as pessoas agendem compromissos comigo no mesmo horário que eu estaria estudando, por exemplo. Isso também me ajuda a visualizar melhor a minha rotina, o que mais tenho feito, se tenho dado mais atenção para o pessoal do que para o profissional, se ando muito sem tempo para mim, para me cuidar.


Eu preciso seguir à risca o meu planejamento?


Não! E nem deve. Você está criando uma projeção da sua semana, ou seja, está visualizando como quer que ela seja, e não como deve ser. Pense sempre pelo lado positivo: quanto mais itens daquela semana ideal você conseguir fazer, melhor você vai se sentir.


Não deu para fazer tudo do planejamento? Tá tudo bem.


Quando isso acontece (e acontece muito!), gosto de separar um momento da minha próxima revisão semanal (ou seja, na próxima quinta-feira) para olhar para a minha folhinha e tentar entender onde foi que eu me perdi naquela semana. Surgiram muitas coisas que não estavam previstas? Procrastinei demais? Fiz mais coisas do que deveria fazer? Quis abraçar o mundo, mas não fiz nada do que precisava ser feito?


É muito importante a gente descobrir a origem do problema para poder tratar a raiz. Feito isso, eu reavalio meu planejamento, jogo esses itens para a próxima semana, e voilá. Assim vou seguindo com a minha revisão semanal! ♥


Sigam meu Instagram que sempre posto dicas de organização, fotografia e negócios por lá: @daninhelle


Até mais a próxima :)

2020. Organiza Dani. Feito com ♥ pelo Wix

Danielle Gomide Jorge | contato: daninhelle@gmail.com