Como me organizei em 2019?

Preciso dizer que 2019 foi um ano muito conturbado, de muito vai e vem, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Foi o ano em que mais senti necessidade de ter a organização na minha vida. Ter agenda e uma lista de afazeres realmente foi minha base nesse ano, então pensei em fazer essa retrospectiva de como me organizei em 2019, trazendo as principais metodologias, aplicativos e ferramentas e as técnicas que deram certo.


De certa forma, meu modelo de organização é meio engessado desde 2015, onde descobri que o Google Agenda e o Todoist funcionavam perfeitamente juntos para mim. Acompanhei a evolução das duas ferramentas e posso dizer que só ficaram melhor, tanto a repaginação do Google Agenda quanto as novas features do Todoist (como o Foundations, agendamento inteligente e mudanças de design). O que mais teve de engraçado esse ano é que troquei de celular 4 vezes!!! E percebi que ter sistemas com ótima sincronização, online e integrados me ajudaram DEMAIS (e eu não estou exagerando haha).



Ferramentas que utilizei

Como já citei, Google Agenda e Todoist foram o core de toda a minha organização em 2019.


Google Agenda: foi usado para anotar eventos, compromissos, tarefas recorrentes, lembretes (geralmente adicionados pelo comando de voz do celular) e outras coisas que tivessem data e hora marcada.


Todoist: todos os meus projetos foram organizados aqui, passo a passo, problema por problema, tudo anotado, checado, revisado e concluído. Também passei a dar mais atenção aos contextos da minha vida, o que me ajudou a conseguir entender qual meu papel em praticamente tudo e, consequentemente, minhas responsabilidades.


Appointlet: app gratuito para realizar agendamentos. Foi assim que consegui otimizar os agendamentos com minhas clientes, sem precisar passar 300x minha disponibilidade de dias e horários. Elas só acessavam o link e marcavam o que era melhor para elas.


Organizze: para organizar minhas finanças, tanto pessoais quanto profissionais, pois ainda não consigo separar muito bem as receitas de cada área rentável da minha vida. Meta para 2020.


Além disso, passei entre Airtable, Typeform, Evernote, e agora no finzinho do ano resgatei o Listography, pois precisava de umas anotações perdidas lá. Ainda sinto necessidade de uma ferramenta de "rascunho", onde possar anotar ideias, vontades, previsões, etc, mas talvez mantenha isso no físico, já que eu carrego comigo o caderno System Flex da Ótima Papelaria.



salve no Pinterest para mais tarde :)


O que fiz de diferente

Basicamente estudei mais a fundo a técnica da organização. Passei a entender o que eram os Contextos do GTD e como eles se aplicavam perfeitamente na minha vida e no momento que eu estava passando. Colocar isso no papel e, posteriormente, nas listas do Todoist, me fez enxergar várias coisas, mas entre elas:

  • onde eu estava pisando

  • quais eram meus papeis e responsabilidades em cada área

  • o que estava me cansando mais

  • o que precisava de mais atenção da minha parte

  • o que eu podia deixar de lado


Passei também a ter visões a longo prazo, como metas e objetivos. Deve ser porque meu ascendente é sagitário, mas é realmente difícil pensar em coisas que acontecerão no mínimo em um ano! Ao mesmo tempo eu percebi que era importante ter esse conhecimento para saber onde eu queria chegar. Fui aplicando algumas coisas do meio do ano para cá e conquistei muitas coisas incríveis!


As técnicas que mais usei

Não é bem técnica, mas o GTD (Getting Things Done) foi extremamente presente em 2019. Utilizei a técnica Pomodoro para conseguir entrar em um flow mais profundo de produtividade e criação enquanto eu trabalhava. Alternar meu trabalho com leituras levinhas, de um livro de romance ou uma matéria bem bobinha, também ajudou bastante!


Em 2020 eu espero aperfeiçoar ainda mais meus conhecimentos no tema organização e produtividade, já que estou trabalhando com isso a partir de agora. Sim, é tudo novo para mim e eu estou amando cada etapa desse processo. ♥ Já estou investindo em cursos, livros e produção de conteúdo, agora é só fazer o negócio caminhar :)


Espero que você tenha gostado do post de hoje é muito importante ter você aqui!

2020. Organiza Dani. Feito com ♥ pelo Wix

Danielle Gomide Jorge | contato: daninhelle@gmail.com